Digite o que procura

Blog do Uruha (27/04/2017)

Compre o novo CD

TRACES 2

Sobre o BEST FRIENDS

O BEST FRIENDS é originalmente um fanproject criado em 2008 e realizado por fãs brasileiros da banda the GazettE. O blog foi criado mais tarde, em 2009, para reunir informações sobre a banda.

A ideia do projeto veio da Kaori, que mora no Japão. Ela sentia vontade de unir os fãs brasileiros para fazer algo para o the GazettE, mas não sabia como poderia divulgar tudo sozinha. Em 2008 ela conheceu a Denise em uma comunidade do extinto Orkut e pediu ajuda para iniciar a divulgação do projeto nas redes sociais na época (Orkut e Livejournal). A ideia era que os fãs enviassem mensagens, desenhos, etc para o email da Kaori e que ela imprimisse e organizasse o material enviado de forma que tudo se transformasse em uma carta quilométrica (aquela onde as folhas de papel são coladas umas nas outras, se transformando em uma grande carta). Ela entregaria essa carta em um live da banda.

A divulgação foi feita em algumas comunidades e os fãs brasileiros interessados começaram a dar suas opiniões para incrementar o projeto. Entretanto, os comentários começaram a crescer mais do que as organizadoras esperavam e o fato das ideias dos fãs estarem sendo publicadas em diferentes locais começou a dificultar a organização. Por conta disso, a Kaori e a Denise resolveram criar uma comunidade no Orkut para que tudo ficasse mais organizado. Mas para que a comunidade fosse montada, era preciso escolher um nome para o projeto. Em uma conversa entre a Kaori e a Denise para decidir o nome, a Kaori sugeriu que poderia ser "BEST FRIENDS", título de uma das músicas da banda, já que o intuito do projeto era unir os fãs brasileiros para fazer algo pro the GazettE. Além disso, várias pessoas estavam se conhecendo e se tornando amigas por conta do projeto, então achamos que esse nome ficaria legal e combinaria com o objetivo de fazer algo divertido e com clima de amizade entre os fãs.

A comunidade BEST FRIENDS foi criada e as discussões passaram a ser feitas apenas naquele local.
No final do projeto, a Kaori imprimiu as 200 folhas enviadas por fãs pelo Brasil e inicialmente a carta quilométrica seria dividida em 6 seções: the GazettE, Ruki, Kai, Uruha, Aoi e Reita. Cada seção teria uma capinha (um desenho feito por uma das participantes da carta). A Kaori começou a montar a carta em sua casa, mas não conseguiu terminar de colar as folhas a tempo do live escolhido para a entrega. Por isso, ela acabou tendo que improvisar. A seção "the GazettE" foi montada como uma carta quilométrica, mas as seções de cada membro foram encadernadas, onde cada encadernação tinha uma capinha.

A carta foi entregue nas caixas disponibilizadas no evento "GAZEROCK FESTIVAL IN SUMMER'08 BURST INTO A BLAZE", que aconteceu no dia 23 de Agosto de 2008 no Fujikyuu Highland Conifer Forest.
Dias mais tarde, o baterista Kai comentou sobre a carta em seu programa de rádio da época, o "Kai no premium Radio", no dia 01/09/2008.
Clique aqui para ver mais informações sobre o que ele comentou.
Quem tiver interesse em ver as postagens antigas da época da divulgação do projeto clique aqui.

A comunidade do Orkut não parou após a entrega da carta, já que continuamos usando o local para postar notícias e informações sobre a banda. Foi daí que surgiu a ideia de criar um blog para o BEST FRIENDS. O objetivo era montar um pequeno espaço para publicar as notícias da banda e eventualmente informações sobre projetos, caso surgisse uma nova oportunidade de montarmos algum. O blog foi criado em 2009 pela Denise, pensando nos participantes do projeto e nas amigas na época: Kaori, Fabíola, Mariana, Gabriela L., Tiemi, Akemi, Aline. Ou seja, a ideia do blog era ser um local para os amigos e fãs brasileiros que acompanharam o projeto conferirem as informações da banda, então não tinha o intuito de se tornar algo grande. Portanto ele nunca foi divulgado nas redes sociais da época, só divulgamos o blog na nossa extinta comunidade do Orkut e entre amigos mais próximos. Ele foi crescendo bem devagar e aos pouquinhos, o que continua sendo uma surpresa para nós.

O projeto teve mais duas partes, onde presentes foram entregues à banda durante os lives no Saitama Super Arena (05/10/2009) e no A Hymn of the Crucifixion (24/12/2009).

O blog BEST FRIENDS continua com o objetivo de divulgar informações sobre a banda, lembrando sobre a importância dos fãs conviverem em clima de amizade e harmonia, como era o nosso desejo na época do primeiro projeto em 2008.

Agradecimentos às pessoas que ajudam ou já ajudaram o BEST FRIENDS de alguma forma, e/ou que inspiraram a criação do blog, entre elas: Kaori, Denise, Fabíola, Mariana, Gabriela L., Tiemi, Akemi, Aline, Mia, Monika, Kayomi, Ysa, Júlia, Luana, Renata, Brends, Gabriella Monteiro, Thabata, Carol.
E às pessoas que acompanharam, ou ainda acompanham o trabalho.

compartilhe nas redes sociais