Digite o que procura

Conteúdos do DVD/Blu-ray SPOOKY BOX 2

Compre o novo DVD

SPOOKY BOX 2

25.1.11

Assunto sobre o Global FC e fã-clubes japoneses das bandas da PSC

Vocês estão sabendo que a PS Company resolveu não aceitar cadastros e renovações de estrangeiros em fã-clubes japoneses da empresa. Eles estão recomendando que os estrangeiros entrem no Global PS COMPANY Fan Club.
Não saiu um comunicado oficial sobre essa nova regra, ou seja, eles não postaram nos sites oficiais um aviso de que a partir de Janeiro, eles não aceitariam mais fãs estrangeiros nos fã-clubes japoneses da empresa. Os fãs ficaram sabendo dessa nova regra através de terceiros e por causa disso, começaram a mandar mensagens pedindo explicações para o email do Global FC, para o Twitter da presidente da PSC (Ozaki Tomomi), para o site musicJAPANplus e até para os membros do Gazette.
Em consequência das opiniões e reclamações dos fãs estrangeiros, o pessoal do escritório do  PS COMPANY FAN CLUB postou um comunicado nas páginas do myspace oficial das bandas the GazettE, Alice Nine e Kra falando sobre a situação. Clique aqui para ler a tradução do comunicado.

Esse post é para explicar sobre como esse assunto começou a repercutir entre os fãs, até as reclamações chegarem na presidente da PSC, para quem não souber e tiver interesse em se situar na história toda. Como as reclamações do fãs levaram a um comunicado oficial da PSC, achei que talvez seria interessante explicar mais ou menos a forma como as coisas chegaram a esse ponto. É um post bem longo, mas estou postando caso alguém se interesse...

Antes de entrar no assunto em si, leia abaixo algumas informações sobre o GLOBAL PS COMPANY FAN CLUB e sobre o site "Visual Shoxx", que acredito que tenha sido o primeiro site a informar os fãs sobre a decisão da PSC, mesmo não sendo um site oficial.

-----

Global PS COMPANY Fan Club

O Global PSC Fan Club foi criado em Outubro de 2010, com o intuito de oferecer um serviço exclusivo para os fãs estrangeiros das bandas da PS Company (the GazettE, Kagrra,, Alice Nine, Kra, SuG, SCREW, ViViD, BORN, D=OUT). As informações enviadas aos membros do fã-clube (FC) são em inglês e japoneses não podem se cadastrar nele.

Ao se cadastrar nesse FC, você tem acesso a entrevistas exclusivas, reports, fotos, vídeos e mensagens dos artistas das bandas. Os sócios também têm a chance de ganhar presentes dos membros das bandas da PSC e podem comprar ingressos antecipados para os lives pela internet. Goods das turnês e revistas dos fã-clubes japoneses das bandas, também podem ser comprados através desse FC. Eles também prometem que com o tempo, novos serviços serão implementados.

O Global Fan Club não tem ligação com os FC japoneses da PSC e portanto, não dá acesso a eles. Então por exemplo, se você for fã do Gazette e não for membro do HERESY, entrando no Global Fan Club você não terá acesso às áreas restritas do HERESY. Isso vale para os fã-clubes oficiais das outras bandas da PSC, como o Club Alice do Alice Nine e o fã-clube do Kra.

A princípio, parece que os fã-clubes japoneses não seriam fechados para os estrangeiros. No FAQ do Global FC tem a seguinte informação, que até o momento ainda não foi atualizada com a nova regra:

(7) Will the Japanese fan clubs be closed down for overseas fans because GLOBAL PS COMPANY FAN CLUB is made? (Os fã-clubes Japoneses serão fechados para os fãs estrangeiros por causa da existência do GLOBAL PS COMPANY FAN CLUB?)

No, they will not be closed to overseas fans. (Não, eles não serão fechados para os fãs estrangeiros.)

O cadastro no fã-clube é feito através do pagamento de uma taxa de 10000 yen no primeiro ano (2000 de taxa de admissão e 8000 da anuidade) e 8000 yen para renovar a cada ano. O pagamento só pode ser feito por PayPal.

Como o FC está no começo, ainda tem muito o que melhorar. Acho que eles ainda não ofereceram tudo o que prometeram no site, mas acredito que com o tempo talvez fique melhor. Depois eu posso fazer um post mais completo sobre esse fã-clube para quem se interessar.

Visual Shoxx

O Visual Shoxx é um site que importa produtos japoneses e oferece serviços a pedidos dos clientes, como compra de ingressos para os lives e goods. Eles também fazem cadastros em fã-clubes japoneses. Pelo que eu entendi, você paga e eles te ajudam no processo de admissão no fã-clube, ou seja, fazem o pedido do formulário, preenchem com os seus dados e mandam para o escritório FC. O serviço é feito através de um agente que eles têm no Japão. Eles também fazem renovações.

Antes que alguém entenda mal, só avisando que o Visual Shoxx NÃO É um serviço oferecido pela PSC. São pessoas que resolveram ajudar os estrangeiros que não têm acesso a produtos japoneses. É o que foi chamado de "empresas intermediárias" no post do myspace.

-----

Eu fiquei sabendo sobre a informação de que a PSC não aceitaria mais cadastros de fãs estrangeiros nos fã-clubes japoneses depois que uma fã postou sobre o assunto nas comunidades do Livejournal _gazerock_ e gazette_media. Segundo essa pessoa, ela tentou se cadastrar no HERESY através dos serviços do site Visual Shoxx e algum tempo depois recebeu o seu dinheiro de volta e um email avisando que desde o dia 4 de Janeiro, o HERESY não aceita mais membros estrangeiros. Uma outra fã comentou que quando estava no Japão para assistir o live do Gazette no Tokyo Dome em Dezembro de 2010, ela preencheu a ficha de inscrição do HERESY e entregou para o staff normalmente (nos lives eles montam um stand dos fã-clubes, onde você pode preencher a ficha e pagar a taxa de inscrição). Mas quando ela tentou se cadastrar no Club Alice quando foi assistir o live do Alice Nine no Budokan no começo de Janeiro de 2011, ela não conseguiu. O pessoal do staff da PSC disse para ela que eles não estavam mais aceitando estrangeiros, porque existe um FC especial para fãs do exterior (o Global FC).

Essa informação confundiu os fãs, porque até então, não tinha saído nenhuma informação oficial sobre o assunto no site do HERESY, da PSC ou no do Global FC.

Alguns dias depois, o site Visual Shoxx postou a seguinte nota, que foi deletada hoje:


Com efeito imediato, o Heresy não aceita mais Renovações ou Novas associações de fãs internacionais*.

Quando a sua associação expirar, você só poderá renovar se você tiver um endereço do Japão. Você ainda pode entrar/renovar o Heresy usando o endereço do nosso agente no Japão. Entretanto, você deve pagar a postagem de todos os informativos/Garish Room.

Com efeito imeditato, o Heresy não envia internacionalmente, a menos que você ainda seja membro (até o seu cadastro expirar).

Eles recomendam que os fãs internacionais entrem no PSC Global FC: http://www.musicjapanplus.jp/fanclub/pscompany/

*Se aplica aos fã-clubes Club Alice e Kra FC

Talvez eles tenham deletado o post depois que a PSC se pronunciou sobre essa situação no myspace das bandas.

Na época, eles provavelmente devem ter conseguido essa informação através desse agente que eles têm no Japão. Como essa pessoa está responsável pelos cadastros dos clientes da Visual Shoxx, ele deve ter tentado renovar/cadastrar novos membros estrangeiros que usam os serviços da Visual Shoxx e recebeu do staff da PSC a notícia de que não era possível.
Sobre a parte em que eles falam "Você ainda pode entrar/renovar o Heresy usando o endereço do nosso agente no Japão" é o seguinte. Segundo o Visual Shoxx, vocês ainda podem se cadastrar nos fã-clubes através dos serviços deles, mas ao invés de usar o endereço do cliente para preencher a ficha de inscrição, eles usariam o endereço do agente deles, que mora no Japão. Então todos os informativos e Garish Room chegariam no endereço do agente, que encaminharia tudo para você. Mas claro, eles cobram pelo envio do material, então sempre que chegasse uma carta do HERESY lá, você teria que pagar a taxa de envio para receber. Pagamentos são feitos via PayPal.
Ainda não sei muito bem como funciona o serviço deles e se com a nova regra, realmente teria como se cadastrar no FC dessa forma. Eles dizem que sim, mas vamos esperar para ver o andamento das coisas e uma decisão da PSC. Eu aviso se tiver alguma novidade.

No dia 22/01/2010, os fãs enviaram várias mensagens para a presidente da PSC, Ozaki Tomomi, pedindo explicações sobre a situação dos fã-clubes. Abaixo está a tradução em Português dos tweets. Nos tweets em que responde perguntas de fãs, a Tomomi costuma deletar o link do Twitter da pessoa. Às vezes ela só deixa o "RT". Então as respostas dela estão antes do RT. O que estiver depois, são as perguntas dos fãs. Se não tiver RT no tweet, são coisas que ela postou sem estar respondendo perguntas.
Créditos pela tradução em inglês: @theGazettE_CH.

-----

tomomi5561 尾崎友美
Me desculpe~m(__)m Será que é porque você é estrangeiro? Como você escreveu algumas frases incoerentes, eu não consegui entender o que você disse f(^ー^;? RT : @tomomi5561 Porque você me ignora? (cont) http://tl.gd/89tot6

tomomi5561 尾崎友美
Existe um fã-clube [FC] exclusivo para os estrangeiros, você não sabia? RT Tomomi-san, eu fiquei muito surpresa quando soube que os fãs do exterior não poderiam mais renovar os seus cadastros no HERESY. Acho que é muito difícil para nós entendermos o motivo de você ter tomado uma decisão tão injusta. Por favor, entenda os sentimentos dos fãs estrangeiros.

tomomi5561 尾崎友美
Nós fizemos ele [o Global FC] porque achávamos que nós iríamos reduzir os esforços, mas bem... RT [...] Nós só podemos comprar pela internet e além dos altos preços dos itens, há ainda mais gastos. Por exemplo, tem os custos com o envio e com a alfândega. Só porque os fãs estrangeiros estão em um local desfavorável, nós não podemos entrar ou renovar os nossos cadastros no FC. Pra mim isso é cruel.


tomomi5561 尾崎友美
Mas se você pensar nos vários esforços, ele [o Global FC] deveria ser um conforto para os fãs do exterior, certo… RT Mas o Global FC é direcionado para todas as bandas da PSC. Além disso, a admissão do fã-clube Heresy é de 5500 yen, o Global FC custa 10000 yen. Essa diferença é grande. Dentre todas as bandas da PSC, eu só sou fã do Gazette.

tomomi5561尾崎友美
Me desculpe. E se você me perguntar... há coisas que eu posso e outras que eu não posso fazer. Por favor, entenda isso m(__)m RT : Tomomi-san, por favor, deixe os fãs estrangeiros renovarem os seus cadastros no Heresy. Por favor. Por favor! >< Não é problema de dinheiro. Eu era um membro do Heresy até agora. Por favor. ><

tomomi5561 尾崎友美
Me desculpe. Vou descansar por hoje~★(-.-)Zzz・・ Além disso, eu tenho um pedido para todos. Claro que também me perguntam coisas relacionadas ao trabalho aqui, mas por favor, entendam que tem coisas que eu posso e coisas que eu não posso fazer.

tomomi5561 尾崎友美
O motivo é porque o que é dito aqui não é official, sou só eu dizendo. Basicamente, as circunstâncias são tais que haverá mal-entendidos sobre eu ignorar coisas ruins por conveniência e, além disso, que parece que eu estou indo muito fundo nos assuntos e orientações da empresa. 

tomomi5561 尾崎友美
Então, como representante da empresa, eu infelizmente não posso dizer nada sobre essas coisas, mas eu deveria pensar nelas, é assim que eu penso, honestamente. Eu queria fazer essa conta para mim, pessoalmente. A empresa é a empresa, os artistas são os artistas e eu sou eu. Por favor, entendam isso.

tomomi5561 尾崎友美
E novamente, isso levou a mal entendidos. Eu acho que o jeito que eu me expresso é ruim. Me desculpe mesmo. Mas é bom, como era antes. Mas, “o FC para os estrangeiros já está funcionando” e “mas eu não quero ser membro desse fã-clube...”, se você me disser essas coisas, eu não posso te responder. Eu imploro a vocês, por favor entendam isso.

tomomi5561 尾崎友美
Eu estou recebendo respostas incrivelmente grandes dos fãs estrangeiros, mas como eu devo dizer algo? Me desculpe... RT : @tomomi5561 Tenho certeza que o meu tweet longo interrompeu a sua timeline, portanto, por favor, desça a página e leia do começo… por favor.

tomomi5561 尾崎友美
Entendido. Em breve, eu estou determinada a falar com algum encarregado para que nós possamos mais uma vez dirigir os detalhes aos fãs estrangeiros do PC da empresa. Só que eu acho que vocês me entendem, era pra ser um projeto para os fãs estrangeiros curtirem.


tomomi5561 尾崎友美
Primeiramente, adicionado à retenção de ingressos especiais para os estrangeiros, o preço muda de acordo com as taxas de câmbio. Sobre a venda dos goods das turnês, como a postagem custa muito dinheiro, nós pensamos em diminuir os preços para os clientes, das vendas dos boletins dos FC, DVDs que são direcionados aos fãs estrangeiros e vários sistemas de fotos e links no futuro.


tomomi5561 尾崎友美
Obrigada!! Entendo~. O que você acha dos conteúdos dos tweets que eu acabei de postar? RT : @tomomi5561 Desculpe. Eu estou traduzindo só mais ou menos, mas várias pessoas estão dizendo “É discriminação”,”Eu estou tão decepcionado”, ou “Os fãs estrangeiros não são importantes para a PSC”... É só uma parte [do que as pessoas estão dizendo], mas... Sinto muito que o humor esteja tão ruim.


tomomi5561 尾崎友美
A questão não é com os gastos com o envio. (...) [A tradutora não entendeu direito essa parte do tweet, mas ela acha que a Tomomi disse que o problema está em conseguir ingressos suficientes para os fãs estrangeiros em uma quantidade razoável.] RT : @tomomi5561 Na verdade eu acho que os próprios fãs estrangeiros poderiam se responsabilizar pelos gastos com o envio e eu realmente só espero que eu possa continuar inscrita no fã-clube original (■>0<■)

tomomi5561 尾崎友美
Nós fizemos muitos serviços para os fãs estrangeiros...? RT: @tomomi5561 Tomomi-san, eu acho que talvez os sentimentos dos fãs estrangeiros como membros do Heresy são tão fortes quanto os dos fãs Japoneses. Talvez eu possa entender esses sentimentos porque eu sou estrangeira também. Realmente não tem chances?

tomomi5561 尾崎友美
Não, não é isso. Problemas como diferença de horário e semelhantes, são inúmeros, eu acho. Na verdade, como há muitas reclamações sobre isso, nós realmente queríamos melhorar esse problema também. RT : @tomomi5561 Isso quer dizer que os ingressos para os fãs estrangeiros estarão garantidos?

tomomi5561 尾崎友美
Isso não quer dizer que para os clientes estrangeiros isso é algo desfavorável? Não é certo que vocês podem receber os ingressos assim também? RT Bem, como assim... Acho que é um serviço muito bom, mas como é a minha opinião pessoal, fazer os FCs de outras bandas separadamente, acho que as pessoas que só querem ver os FCs Japoneses são comparativamente boas. [A tradutora não tinha certeza sobre o que essa parte quis dizer]

tomomi5561 尾崎友美
RT Eu estou gradativamente juntando os problemas de todos e na verdade eu acho isso... Os fãs do Kra só querem a parte do Kra, HERESYs só querem a parte do Gazette, mas os que gostam do Alice Nine querem... HERESY!!!! Talvez isso seja o que querem expressar. [??]

tomomi5561 尾崎友美
O acesso aos ingressos era o mais importante para mim, porque eu ouvi falar que os fãs estrangeiros tinham que pagar muito caro por eles RT Obrigada pela sua resposta gentil. Desculpe pela forma que eu estava falando mais cedo. É que tinham muitos boatos, eu fiquei sabendo sobre esse assunto através dos meus amigos (fãs estrangeiros) e finalmente você percebeu [A tradutora disse que talvez o tweet tenha sido cortado aqui]

tomomi5561 尾崎友美
Isso é algo que não ficou claro apesar de eu já ter explicado antes? Sinto muito. Mas por favor continue amando os membros the GazettE RT: Os fãs estrangeiros estão muito tristes e chateados agora. O Heresy é muito mau. Eu não quero entrar no PSCGlobalFC.

tomomi5561 尾崎友美
Nós vamos pensar sobre se nós também poderíamos oferecer esses goods juntamente com os outros goods que vocês só podem comprar no Global FC. RT Ah, isso é repentino, mas na verdade eu acho que não é somente os goods dos lives, mas seria ótimo se nós também pudéssemos comprar os DVDs e os álbums. Os pensamentos e a forma que uma empresa faz as coisas são bem complicados, ne. A propósito, Tomomi-san, dê o seu melhor ne. Obrigada pela resposta.

tomomi5561 尾崎友美
Há alguns anos eu fui para Los Angeles à trabalho. No primeiro momento, eu achei que os meus olhos estivessem me enganando. Eu achei que um dos photobooks da nossa empresa talvez estivesse sendo importado por um preço parecido, mas na verdade foi vendido por um preço três vezes mais caro do que no Japão. Mais do que querer ter um FC para os fãs do exterior, eu estava esperando evitar ainda mais esse problema. Pessoal do exterior, o que vocês acham sobre o que foi mencionado acima?

tomomi5561 尾崎友美
Desculpe, mas como já é de manhã, eu vou descansar agora. Muito obrigada pelas opiniões valiosas. Ozaki Tomomi

tomomi5561 尾崎友美
O que você quer dizer com dois fã-clubes? O Japonês e o Global? Eu esperava que eu já tivesse explicado isso. RT : @tomomi5561 Era necessário fazer dois fã-clubes? Isso não é discriminação? [A tradutora disse que o Japonês desse tweet estava meio confuso e não sabe se conseguiu traduzir direito]

-----

No dia seguinte outra fã postou no gazette_media dizendo que fez uma ligação para o escritório da PSC e eles informaram por telefone que estrangeiros não são mais aceitos nos fã-clubes japoneses, porque os preços de envio dos materiais é muito alto. Por fim eles disseram que estrangeiros devem se afiliar ao Global FC.

Para quem não lê as traduções dos tweets do Aoi, ele disse o seguinte sobre o assunto:

"Estão me perguntando sobre 'Membros estrangeiros do Heresy não podem mais renovar seus cadastros', mas eu não sei os detalhes sobre esse assunto. >< Há algum tempo, a pessoa encarregada disso disse que 'o sistema vai mudar'. A informação vai ser colocada na HP. Ou melhor, isso acabou de ser comunicado! Por favor, esperem um pouco!"

Por fim, a Presidente da PS COMPANY postou o seguinte em seu Twitter (Créditos pela tradução em inglês: @theGazettE_CH.):


tomomi5561 尾崎友美
"À todos os fãs estrangeiros [lit. clientes] Muito obrigada por todas as respostas que eu recebi no outro dia. Eu respeito as opiniões de todos e agora eu posso dizer com segurança que trabalhar em uma resposta urgente se tornou necessário. Portanto, nós planejamos ter uma reunião em breve sobre o FC original do the GazettE, HERESY. Em breve nós vamos informá-los sobre os planos de melhorar a atual situação. Recentemente, nós não apenas causamos muitos problemas, mas também fizemos com que vocês se preocupassem muito. Não há desculpas para isso. Por favor, espere só um pouco mais até nós tomarmos uma decisão. Além disso, por favor, não dirijam as suas perguntas sobre esse assunto aos artistas que estão relacionados. Por favor, entendam e reconheçam isso. Sinceramente 24.1.2011 Ozaki Tomomi"

-----

E como eu disse no começo do post, no dia 25/01/2011, foi postado um comunicado oficial sobre a situação dos fã-clubes nos myspace do the GazettE, Alice Nine e Kra. Para ler a tradução deste comunicado, clique aqui.

compartilhe nas redes sociais

Comente com o Facebook:

1 comentários:

Shiroki_D disse...

Esse assunto foi totalmente polêmico no decorrer dos dias D:

Eu realmente achei desnecessário toda a revolta dos fãs. Tudo bem você ter ficado nervoso ou chateado na hora, mas teve muuita gente fazendo coisas desnecessárias como xingar a tomomi ou ficar falando por aí que iria parar de comprar os produtos das bandas e deixar de apoiá-la por um problema num FC.

O Heresy desde o começo era fechado pros japoneses e como já tinha comentado no chatbox daqui, talvez tenha sido burrice da PSC ter aberto o FC pros estrangeiros. Caso não tivessem aberto e surgisse agora o Global FC, os fãs iriam entrar nele sem reclamação nenhuma.
Tem muitas gravadoras que deixam os FC's de bandas japonesas totalmente fechados e sem dar atenção nenhuma pra estrangeiros. Pra mim a PSC ainda foi bem digna, ela poderia muito bem ter fechado o Heresy e ter deixado os estrangeiros sem opções nenhuma, mas não, ainda tem uma opção muito válida. O pessoal só reclama da PSC e acho isso bem ruim, ela não é tão horrível com os fãs em comparação a outras.

O maior problema do Global FC seria os fãs do gazette não ter acesso aos blogs dos integrantes, mas acho que nada que com o tempo e o crescimento do Global FC eles podem começar a traduzir pro inglês e deixar os posts como os originais. E também divulgar comentários em vídeo com legenda em inglês que aparecem no Heresy e tudo o mais. Porque em relação aos ingressos de Tour FC Only e goods o Global FC já oferece, então já é algo ótimo. É só esperar e ver com o tempo como essas coisas irão evoluir.

Tipo, acho que não adianta muito uma pessoa ser do Heresy, entrar no site e não entender nada pq ta tudo em japonês e ficar só "olhando". O Global FC é todo em inglês e isso ajuda muito.

Se a pessoa só é fã de uma banda da PSC, acho que tbm não tem problema. É só entrar no Global FC e olhar só a parte da sua banda preferida e se por ventura você precisar de algo de outra banda ta lá, é só a pessoa querer.

A Tomomi é realmente uma pessoa simpática, levando em conta de tudo que mandaram pra ela no twitter. Pelo que ela falou dá pra perceber que a PSC pensou que seria o melhor pros estrangeiros, mas na verdade só levaram patada dos fãs.

Parece que eles irão rever as coisas agora e vamos ter que ver como tudo irá andar D:

Mas enfim, se eu fizesse parte de uma das bandas da PSC eu iria ficar de saco cheio de ver os fãs só reclamarem e não darem credibilidade nenhuma para a companhia a qual o artista faz parte. Isso é realmente horrível.

Enfim...

Postar um comentário